Dizer 'obrigado' ao ChatGPT sai caro à empresa responsável pela IA
O cofundador e CEO Sam Altman diz que esta educação dos utilizadores da ferramenta de IA custa “dezenas de milhões de dólares”.

Se você é uma daquelas pessoas que dizem "por favor" e "obrigado" em suas interações com o ChatGPT, saiba que essa forma de "falar" com a ferramenta de Inteligência Artificial (IA) está saindo caro para a empresa responsável — a OpenAI.
Quem afirma isso é o próprio cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, que, em uma interação na rede social X (antigo Twitter), confirmou que essa educação dos usuários gera "dezenas de milhões de dólares" em custos adicionais para a empresa.
Apesar disso, Altman parece não estar muito incomodado com o fato de esse tipo de interação exigir mais processamento e, consequentemente, mais gastos de energia.
"Fico pensando quanto dinheiro a OpenAI gastou em custos de eletricidade só porque as pessoas dizem ‘por favor’ e ‘obrigado’ para seus modelos [de IA]", comentou um usuário. "Dezenas de milhões de dólares bem gastos — nunca se sabe", respondeu Altman, sugerindo que essa educação dos usuários pode ser útil caso os modelos de IA algum dia se tornem autônomos.
tens of millions of dollars well spent--you never know
— Sam Altman (@sama) April 16, 2025
Leia Também: Países com mais usuários de internet em 2025: Brasil NÃO está no TOP 5