Carne estragada era pintada com corante vermelho para parecer fresca em SC

Alimentos com validade expirada há mais de um ano ainda estavam à venda nos estabelecimentos Este conteúdo foi originalmente publicado em Carne estragada era pintada com corante vermelho para parecer fresca em SC no site CNN Brasil.

Carne estragada era pintada com corante vermelho para parecer fresca em SC

Uma operação de fiscalização flagrou o uso de corante vermelho para disfarçar a aparência de carne estragada em estabelecimentos comerciais em Santa Catarina.

A ação, que ocorreu entre a última segunda-feira (24) e a última quarta-feira (26), apreendeu diversas irregularidades em 17 supermercados, açougues e restaurantes das cidades de Seara e Xavantina, no oeste do estado.

O uso de corante para simular a aparência de carne fresca foi um dos pontos mais graves identificados pela fiscalização.

Veja abaixo:

Além da carne “maquiada” com corante, a fiscalização encontrou uma variedade de outros produtos impróprios para consumo:

  • Laticínios vencidos: queijos, iogurtes infantis e sorvetes com validade expirada há mais de um ano ainda estavam à venda;
  • Leites e misturas lácteas: produtos vencidos e armazenados em condições inadequadas;
  • Ovos: expostos ao sol, acelerando a deterioração;
  • Hortaliças: em avançado estado de decomposição, com mofo e fungos visíveis.

A fiscalização, que contou com a participação de diversos órgãos, apreendeu produtos impróprios para consumo e a Vigilância Sanitária emitiu autuações administrativas, concedendo prazos para regularização.

Os estabelecimentos que não se adequarem poderão ser interditados, mas o nome deles não foi divulgado.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) informou que adotará medidas para responsabilizar os estabelecimentos civil e criminalmente, com base no crime contra as relações de consumo.

A operação faz parte do Programa de Avaliação de Produtos de Origem Animal (POA) do MPSC, que visa garantir a segurança alimentar da população.

*Sob supervisão

Este conteúdo foi originalmente publicado em Carne estragada era pintada com corante vermelho para parecer fresca em SC no site CNN Brasil.